As 4:30 Cenira e eu estávamos no trevo da BR116 na Areia Branca dos Assis PR para embarcar na Van que levou o grupo de 20 pessoas até Corupá -SC.
Susane já estava na Van quando embarcamos.
Chegamos ao local do início da caminhada as 6:30h e depois de um rápido lanche iniciamos a caminhar as 7h.
Morro da Igreja é a montanha mais icônica de Corupá. Devido as suas 3 torres ele é facilmente reconhecido de vários ângulos, por toda a região.
Quem olha para o seu paredão não consegue imaginar como fazer para chegar até o topo dos seus 842 metros.
Nos primeiros metros da trilha, passa-se por uma área com palmital. Na foto acima percebe-se que alguém cortou as árvores, retirou a parte que contém a parte do palmito e deixou o restante no meio do caminho, dificultando o caminhante.
A trilha é de nível médio, sem bifurcações, mas bastante fechada com capim até a sua parte final, onde começa uma subida íngreme. Para chegar ao topo na verdade você dá a volta na montanha. No caminho é possível ver faces do paredão da montanha, algumas árvores de grande porte, um mirante, porém não há água durante o percurso. Tivemos a sorte de encontrar dois ninhos da aranha Tarântula, vídeo abaixo.
Existem 3 lugares onde é necessário se agarrar a cordas, extrema a dificuldade de caminhar sem este apoio extra.
Levamos exatas 3 horas para caminhar os 3500m e alcançar o cume do morro e de lá temos uma vista para Corupá, aos vales da região e seu entorno, cheio de outros morros.